Quem é Gonçalo Ramos, atacante que substituiu CR7 e marcou hat-trick na vitória de Portugal?

Jovem de 21 anos estreou na seleção durante a Copa no Catar e em apenas um jogo bateu recordes de Cristiano e do lendário Eusébio

EFE/EPA/Abedin Taherkenareh
Aos 21 anos, Gonçalo Ramos estreou como titular na seleção de Portugal e deu show

A Copa do Mundo e seus heróis improváveis. Quando Portugal entra em campo, é comum ver Cristiano Ronaldo no comando do ataque, mas a história foi diferente nesta terça-feira, 06. Após reclamar de substituição contra a Coreia do Sul, o craque começou no banco contra a Suíça nas oitavas de final. Quem o substituiu foi Gonçalo Ramos, de 21 anos, que terminou o jogo com três gols e uma assistência na goleada por 6 a 1. Mas quem é Gonçalo Ramos? O camisa 26 é peça importante do Benfica, líder do Campeonato Português. Jovem formado nas categorias de base do clube, estreou no time principal em 2020, no dia de seu aniversário de 19 anos, e ao todo participou de 12 jogos e marcou quatro gols. Sua média foi subindo e na temporada 2021/22 foram oito gols em 46 jogos. Nesse tempo também alcançou uma marca significativa. Ao marcar no empate em 3 a 3 com o Liverpool pela Liga dos Campeões, nas quartas de final, se tornou o segundo jogador mais jovem (20 anos e 297 dias) a marcar pelo Benfica em fases finais da competição. Mas é na atual temporada que Gonçalo mostra seu ‘faro de gol’.

São 14 gols em 21 jogos, sendo o artilheiro do Campeonato Português com nove gols em 11 jogos. Na Liga dos Campeões 2022/23, fez o primeiro hat-trick de sua carreira no torneio contra o Midtjylland, na fase preliminar, em vitória benfiquista por 4 a 1. Chegou à seleção principal apenas neste ano, em setembro, quando foi convocado para a Liga das Nações, mas não entrou em nenhum dos jogos. Ou seja, ele fez a estreia pela seleção na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar, ao entrar no lugar de Cristiano no segundo tempo da vitória contra Gana. Como titular, a partida contra a Suíça é a primeira e o primeiro gol desta terça colocou Gonçalo em um patamar promissor entre os lusitanos. Aos 21 anos e 169 dias, se tornou o segundo jogador mais jovem a marcar por Portugal em Copas, superando o próprio CR7, com 22 anos em 2006. Pelas fases finais do Mundial, Gonçalo é o mais jovem a marcar desde Eusébio, lenda do futebol português, que balançou as redes nas quartas de final da Copa de 1966, contra a Coreia do Norte, aos 24 anos e 179 dias.