Marrocos faz história, vence o Canadá por 2 a 1 e vai às oitavas da Copa após 36 anos

Marroquinos terminam na liderança do Grupo F e voltam a disputar um mata-mata de Copa do Mundo e repete o feito do Mundial de 1986

EFE/EPA/Mohamed Messara
Marrocos vence o Canadá e segue vivo na Copa

Marrocos derrotou o por 2 a 1 Canadá na última rodada do Grupo F da  Copa do Mundo do Catar e fez história nesta quinta-feira, 1º. Depois de 36 anos, os marroquinos voltam a disputar uma oitavas de final de Copa. Os gols da partida foram marcados por Ziyech e En-Nesyri. Aguerd marcou contra e diminuiu para os canadense. O Canadá, por sua vez, se despediu do Mundial na lanterna do grupo sem vitória. O futebol apresentado dentro de campo, porém, foi satisfatório apesar da campanha ruim. Por ser uma das sedes da Copa de 2026, o Canadá está garantido na próxima edição. Com isso, o Grupo F ficou Marrocos na liderança com 7 pontos, seguido por Croácia (5), Bélgica (4) e Canadá (0). O adversário na próxima fase saíra do Grupo E e será definido na tarde desta quinta-feira.

Em resumo, foi um tempo de cada. O primeiro tempo foi alta intensidade, com Marrocos tendo as melhores oportunidades. Logo no início, o goleiro canadense saiu jogando errado e deixou a bola no pé de Ziyech. O marroquino mandou de cobertura e abriu o placar da partida. Os africanos mantiveram a intensidade e seguiram apertando o Canadá, que se encontrou na metade da primeira etapa. Mas En-Nesyri recebeu um lindo lançamento entre dois zagueiros e bateu cruzado para ampliar a vantagem. A seleção canadense não desanimou e diminuiu o placar após um gol contra de Aguerd, que tentou cortar um cruzamento e mandou contra o próprio patrimônio. No segundo tempo, o Canadá passou a ficar mais presente no campo de ataque e não deu espaço ao adversário, chegando a ter o mesmo percentual de posse de bola que adversário: 42%. A melhor chance foi de Hutchinson. Ele cabeceou a bola que pegou no travessão, pingou na linha e não entrou. Jonston pegou o rebote e mandou por cima, perdendo uma grande oportunidade. Na primeira espetada do Marrocos na segunda etapa, Hamdallah se enrolou e desperdiçou um boa oportunidade no contra-ataque. A pressão aumentou, mas a seleção canadense não conseguiu o empate.