Torcida homenageia Pelé, e Santos estreia com vitória sobre o São Raimundo-RR na Copinha

Clube estreou nova camisa que celebra o Rei do Futebol, e partida foi paralisada aos 10 minutos fo primeiro tempo para aplausos nas arquibancadas

WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Deivid comemora gol dando soco no ar

Com homenagens a Pelé, o Santos estreou com vitória sobre o São Raimundo-RR por 3 a 1 pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, partida válida pelo Grupo 26, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Os gols foram marcados por Deivid, Fernandinho e Paulo César. Diego, em uma cobrança de falta, fez para a equipe de Roraima. Antes da bola rolar, os jogadores das duas equipes respeitaram um minuto de silêncio pela morte do Rei Pelé, como tem ocorrido em todos da Copinha. A partida foi paralisada aos 10 minutos para uma salva de palmas ao ex-jogador do Peixe e da seleção brasileira, que morreu aos 82 anos no dia 29 de dezembro. Nas arquibancadas, torcedores levaram faixas e puxaram gritos reverenciando o maior jogador de todos os tempos que vestiu a camisa 10 da equipe.  Na segunda etapa, não houve paralisação, mas os torcedores presentes nas arquibancadas trataram de entoar alguns cantos lembrando o ex-jogador. O clube também estreou a camisa com uma coroa acima do escudo, entre as duas estrelas que simbolizam as conquistas dos mundiais de 1962 e 1963. Pelo Santos, foram 1.116 jogos disputados e 1.091 gols marcados.

Dentro de campo, os jovens atletas do Sub-20 não decepcionaram. Debaixo de chuva, a partida começou equilibrada, o Santos demorou para entrar no jogo. Aos poucos, o Peixe se impôs e empilhou chances de gol. Na segunda rodada, o atual vice-campeão da Copinha encara o Falcon do Sergipe, no sábado, às 15h15. No mesmo dia, às 13 horas, o time de Roraima enfrenta o Santo André.

 

A primeira etapa foi bastante movimentada. O São Raimundo-RR estava bem compactado na defesa e o Santos parecia aceitar o jogo, com muita lentidão na criação de jogadas. Apenas depois da paralisação veio a primeira chance que levou perigo ao gol adversário. Balão recebeu de frente para o gol, mas mandou para fora. O lance animou os santistas, que quase balançou as redes após tentativa de Kevyson, que desviou na zaga e foi pela linha de fundo. O gol saiu aos 28 minutos, após chutão para o campo de ataque. A zaga bateu cabeça e a bola sobrou para Deivid abrir o placar. Na comemoração, os jogadores do Peixe comemoram dando socos no ar, em homenagem a Pelé. O Santos seguiu mais incisivo e ampliou a vantagem com Fernandinho, marcando um belo gol após cruzamento de Cadu. Na segunda etapa, o Santos voltou mais aceso e quase ampliou a vantagem com Deivid, que mandou a bola no travessão. Fernandinho e Patati  também tiveram chances para ampliar, mas faltou capricho na finalização. O adversário, por sua vez, não conseguia manter a bola nos pés. Aos 16 minutos, Guilherme aproveitou uma sobre na entrada da grande área e obrigou o goleiro Edu Araujo a fazer boa defesa. Mesmo assim, conseguiu diminuir o marcador com Diego, que cobrou uma falta com perfeição e marcou um golaço. O gol não fez o Peixe diminuir o ritmo. Paulo César recebeu de Kevyson e mandou no travessão. Mas não fez falta. Após boa jogada de Fernandinho na linha de fundo, Paulo César pegou de primeira e marcou o terceiro. Mais tranquilo no jogo, o Santos seguiu levando perigo ao adversário, mas não conseguiu ampliar a vantagem.