Danilo elogia Daniel Alves, exalta setor defensivo e faz balanço na seleção brasileira

Lateral-direito foi o primeiro escolhido para conceder entrevista coletiva durante a preparação para a Copa do Catar

Lucas Figueiredo/CBF
Lateral-direito Danilo durante entrevista coletiva nesta terça-feira, 15

O lateral-direito Danilo, da seleção brasileira, foi o escolhido nesta terça-feira, 15, para conceder a primeira entrevista coletiva durante o período de preparação para a Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo domingo, 20. Na oportunidade, ele elogiou Daniel Alves, jogador da mesma posição e que foi criticado por grande parte da torcida por ter sido convocado, além de ressaltar a força defensiva da seleção e fazer um balanço de sua atuação com a camisa verde-amarela. Titular absoluto, aos 31 anos, Danilo disse que Daniel Alves é uma referência e que já mostrou todo seu potencial para poder representar a amarelinha. “Em campo, todo mundo sabe o que ele pode representar. Ele mostrou na carreira um poder de dar a volta por cima incrível. Ele pode dar muito para a equipe, inclusive características que não tenho condições de dar. Mostrou uma qualidade de passe, descobrir espaços, que poucos jogadores, até de outras posições, têm. Em termos de liderança, o Daniel é um exemplo, seguramente”, enfatizou no CT da Juventus, onde a seleção treina e ficará até sábado, 19, antes de ir para o Catar.

Em relação ao setor defensivo, Danilo destacou que o diferencial passa também pela atuação dos atacantes, que ajudam na marcação. “A base deste grupo, desta preparação toda, desde a Copa de 2018 tem sido nossa capacidade de se manter sólido no plano defensivo e me incluo nesta parte. Defensivamente fazemos um trabalho muito bem e tem a ver com o quanto os atacantes trabalham. Eles defendem muito, cortam linha de passe, perdem e pressionam no mesmo momento. Isto deixa o Tite e a comissão à vontade, porque eles sabem o que precisa ser feito para jogarem juntos. Além de atacar, criar, é quando perder a bola, pressionar no mesmo momento”, disse.  Para se ter ideia, desde que Tite assumiu a seleção, há seis anos, o Brasil sofreu apenas 27 gols em 76 jogos, o que representa cerca de um gol a cada três partidas em média.

Com 46 jogos e um gol pela seleção, Danilo disse que vive o auge da carreira e afirmou que está preparado para o Mundial. “Dentro da seleção brasileira, acho que minha primeira convocação foi em 2011. Então já são 11 anos. Fiquei fora em alguns momentos, algumas lesões me tiraram de duas Copa América. No começo, depois de 11 anos, esperava ter mais presenças, mais jogos, mais títulos, entretanto o último ciclo me presentou com um momento muito interessante, com responsabilidade aqui dentro, muitos minutos, jogos legais. Estou preparado emocionalmente, fisicamente, mentalmente”, completou.