Brasil é derrotado pela Espanha e se complica na Copa do Mundo de Basquete

Além de tentar o tricampeonato mundial, a seleção brasileira também busca garantir uma vaga nas Olimpíadas de Paris-2024

EFE/EPA/MAST IRHAM
Brasil foi derrotado pela Espanha na segunda rodada da Copa do Mundo de Basquete

A seleção brasileira masculina de basquete foi derrotada pela Espanha por 96 a 78, nesta segunda-feira, 28, na cidade de Jacarta, na Indonésia, em confronto válido pela segunda rodada da Copa do Mundo. Apesar de começar bem o primeiro quarto, levando a melhor por 22 a 21, o Brasil sofreu a virada e não conseguiu se recuperar contra os atuais campeões mundiais. Com o resultado, a equipe do técnico Gustavo de Conti fica na segunda posição da chave G, com uma vitória e uma derrota – na estreia, o time nacional ganhou do Irã de 100 a 59. Agora, os brasileiros precisam de um triunfo sobre a Costa do Marfim, nesta quarta-feira, 30, a partir das 06h45 (de Brasília), para avançar na competição. Bicampeã em 1954 e 1963, a seleção brasileira busca o tricampeonato no torneio que também está sendo sediado por Japão e Tailândia.

No Mundial, os 32 participantes estão divididos em oito grupos com quatro países, com os dois melhores de cada chave avançando à segunda fase. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final, quando a competição passa a ser disputada em mata-mata. A decisão será no dia 10 de setembro. Além de tentar o tricampeonato, o Brasil também pode garantir sua vaga nas Olimpíadas de Paris-2024. Para isso, será preciso ficar entre as duas melhores seleções das Américas. O atual torneio também reúne Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana. A última participação brasileira em Jogos Olímpicos ocorreu na Rio-2016.