Alemanha arranca empate contra Espanha e ganha fôlego na Copa do Mundo

Partida terminou 1 a 1; para ir às eliminatórias, a tetracampeã vai precisar vencer a Costa Rica na quinta-feira, 1, e torcer para o Japão perder

EFE/EPA/Georgi Licovsk
Alemanha se mantém viva na Copa do Mundo com empate com Espanha

Alemanha e Espanha empataram em 1 a 1 na segunda fase do Grupo E da Copa do Mundo 2022 neste domingo, 27, em um jogo tido por muitos como o principal da fase de grupos, já que foi o primeiro confronto entre duas campeãs. O resultado não é bom para os alemães, que vão precisar de uma combinação de resultados para conseguir avançar para a fase eliminatória, porém, eles ganharam fôlego para a última rodada. A derrota do Japão para Costa Rica contribuiu para manter a seleção viva no torneio, mas se quiser continuar, eles vão precisar os costarriquenho na próxima quinta e torcer para que a Espanha ganhar dos japoneses. Com o resultado a Alemanha somou seu primeiro ponto, porém se mantém na última posição do grupo, enquanto a Espanha segue na liderança com quatro pontos, seguida por Japão com três, e Costa Rica também com três. Todas as seleções têm chance de se classificar para às eliminatórias e tudo vai ser decido na última rodada.

No jogo, Espanha e Alemanha protagonizaram um bom futebol, com ambas as equipes procurando o gol. Apesar os espanhóis terem dominado boa parte dos jogos, os alemães se aproveitavam de todas as oportunidades que tinham para levar perigo ao gol de Unai Simón. Logo nos primeiro seis segundo, depois de um passe de Gavi, Marco Asensio acertou um belo chute de fora da área e botou Manuel Neuer para trabalhar que, com uma boa defesa, evitou que a Espanha abrisse o placar. Três minutos depois, a Alemanha conseguiu bom um bom contra-ataque, mas não resultou em gols. Aos 30 minutos, Fernan Torres errou um gol cara a cara, mas o sentimento de perda foi aliviado pelo fato do bandeirinha ter dado impedimento. Quando a primeira etapa se aproximava da fase final, Rudiger marcou de cabeça para Alemanha após a cobrança de falta feita por Kimmich, mas o gol foi anulado por impedimento após o VAR alertar o árbitro sobre a irregularidade. Dessa forma, o jogo foi para o intervalo sem gols.  

Na volta para segunda etapa, a Alemanha voltou com gás total e dominou os primeiros minutos, sempre indo em busca de abrir o placar. Ela chegou algumas vezes, mas sem uma chance concreta para marcar, a não ser quando Kimmich recebe de Gundogan e finalizou sozinho dentro da área, porém Simón defendeu e mandou a bola para escanteio, evitando que a Alemanha abrisse o placar. Em um lance de pé em pé, aos 17 minutos a Espanha chegou ao gol de Neuer e abrir o placar com um gol Morata que entrou no segundo tempo. A Alemanha continuou buscando o gol apesar da superioridade espanhola. Musiala teve a chance de empatar aos 29 minutos, mas Simón salvou mais uma vez. Porém, aos 39 minutos ele não conseguiu evitar. Mesmo com dificuldade, a Alemanha conseguiu marcar após o atacante Fullkrug domina na área e chuta forte para deixar tudo igual no marcador. Ambas as equipes seguiram tentando arrancar a vitória, mas ninguém conseguiu marcar mais uma vez, deixando o jogo 1 a 1 e levando a decisão para última rodada.